Cromoterapia -Abordagem Científica

13/05/2010 19:09

 

Radiações e o espectro visível

Definição científica de cor: "Onda eletromagnética de luz com determinado comprimento de onda". Do ponto de vista da física, a luz do sol ou de uma lâmpada é uma radiação eletromagnética - assim como o som, o calor, o forno de microondas, os raios X, o controle remoto, as ondas de rádio, o ultra-som, o sinal da televisão e o do telefone celular. Mas cada radiação eletromagnética tem um comprimento de onda e uma vibração, específicas.

A faixa de luz que vai do vermelho ao violeta é chamada de espectro visível. O olho humano percebe as cores básicas deste espectro com muita distinção, a saber: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

Cromoterapia
A luz visível é uma radiação eletromagnética, assim como o ultra-violeta e o infra-vermelho. Cada cor tem um determinado comprimento de onda, medido em nanômetros (nm). Por exemplo, a cor vermelha tem comprimento de onda de 700 nm.

A figura abaixo mostra que a luz branca ou solar, quando atravessa um prisma de cristal, se decompõe nestas cores básicas.

Prisma
Luz branca decomposta em suas cores básicas ao atravessar um prisma.

Na natureza, podemos observar esse fenômeno em proporções gigantescas: a luz do sol atravessando uma região de chuva — que funciona corno prisma — se decompõe na forma de um semi-círculo colorido a que chamamos arco- íris. E uma demonstração do que é o espectro visível.

De modo inverso, a combinação das cores chamadas primárias (vermelho, amarelo e azul) recompõe a diversidade de cores possíveis, conforme a proporção da mistura das radiações. Curiosamente, a cor branca é obtida quando são misturadas as radiações das sete cores básicas.

Disco de Newton
Disco de Newton

Podemos observar esse fenômeno construindo um dispositivo muito simples, chamado Disco de Newton. Foi o cientista inglês Sir Isaac Newton (1642-1727) que descobriu o espectro visível. Suas experiências provaram que a luz do sol era decomposta nas cores do arco-íris, através de prismas de vidro e quartzo. E mais: existia uma luz monocromática, isto é, de uma só cor, que não podia ser decomposta.

Cromoterapia - O que é?

Na índia foi desenvolvida a maior cultura relacionada à aplicação das cores nos processos terapêuticos alternativos: a cromoterapia.

Um misto de religião e filosofia resultou na terapia alternativa hoje conhecida como cromoterapia. O conceito simplificado da aplicação das cores na saúde dos homens se dá através de alguns princípios básicos.

O primeiro princípio afirma que o homem possui um corpo energético, associado ao seu corpo material.

O segundo princípio observa que a harmonização e o equilíbrio do corpo energético é que produz a cura do corpo físico e da mente.

O terceiro princípio relata que no corpo físico existem milhares de portas para o corpo energético – denominadas chakras ou rodas - através das quais as cores (na forma de energia luminosa) exercem seu poder curativo.

Cromoterapia

Atualmente, como herança do conhecimento e das crenças milenares da índia, desenvolveu-se toda uma terapia alternativa, baseada nas radiações coloridas – a cromoterapia.

Dos milhares de chakras identificáveis, os sete principais são apresentados na figura acima.

Cada pessoa pode apresentar uma dominância positiva ou negativa, sob influência de um chakra básico. Será através desses pontos que se aplicará a luz com determinada cor para transmitir o seu poder curativo.

Os chakras estão ligados entre si, formando uma única rede magnética. Desse modo, cada porta nutre-se das vibrações coloridas que necessita e redistribui para o corpo as outras radiações - equilibrando o organismo e a mente. Os ganhos e perdas de energia se dão através dessas ligações entre os chakras. Ao se aplicar um tratamento cromoterápico — consultando um especialista — o que se procura é nutrir o ser humano das energias necessárias, restaurando o seu equilíbrio energético, magnético. Entretanto, cada chakra fundamental está associado a uma vibração também fundamental - quer seja uma cor, uma nota musical. Os estudiosos da cromoterapia afirmam que a aplicação da luz correspondente ao chakra é a forma mais eficaz de aplicação dos benefícios curativos.

Desse modo, focos de luz com uso de filtros coloridos se tornam o modo universal de tratamento de luz quando aplicada nos locais de cada ponto energético básico.

Ao descrever as características de cada cor básica são apresentados os diversos efeitos sobre o corpo, para cada radiação. As maiores influências curativas serão obtidas quando aplicadas sobre o chakra da cor e, em muitos casos, também sobre os locais a serem tratados.

Fonte: www.astral.oxigenio.com

Voltar